Vacina Pneumocócica

O pneumococo é uma bactéria que causa várias doenças, algumas simples, como otite e sinusite, e outras graves, como pneumonia, meningite e septicemia. Existem mais de 90 tipos de pneumococos. Essa bactéria pode estar presente na mucosa nasal e na garganta dos indivíduos saudáveis. Porém, por motivos desconhecidos, pode invadir o organismo causando infecções graves.

A transmissão da bactéria se dá por meio de gotículas de saliva e ocorre mais nos meses de inverno e início da primavera, geralmente associada a aglomerações. As populações com maior risco de aquisição de doença pneumocócica são crianças com anemia falciforme, pacientes que não têm o baço e pacientes HIV positivos.

QUAIS AS VACINAS EXISTENTES CONTRA OS PNEUMOCOCOS?

Existem 3 vacinas que previnem contra pneumonia:

Vacina pneumocócica  “10 valente”: utilizada na rede publica de saúde, que possui em sua composição 10 tipos de pneumococos.

Vacina pneumocócica “13 valente”: utilizada nas clinicas privadas de vacinação, possui em sua composição 13 tipos de pneumococos, três a mais que a vacina da rede publica. Ela foi liberada para uso em crianças entre 2 meses de idade ate 17 anos e também liberada para adultos acima de 50 anos em dose única.

Vacina polissacaridica 23: pode ser administrada em pessoas com mais de 2 anos de idade e possui 23 tipos de pneumococos, porem não confere proteção de longa duração. Seu efeito protetor dura de 3 a 5 anos.

 

Fonte: Hermes Pardini



© 2016 Laboratório Müller | Desenvolvido por LEVEL 8